segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Brasileiros e Drogas — Combinação Fatal

Nestes últimos dias o Brasil recebeu duas tristes notícias sobre as morte de dois de seus filhos. Um foi morto por fuzilamento, na Indonésia; o outro foi encontrado morto em Cancún, no México.

O que duas mortes ocorridas em países tão distantes têm em comum? Drogas. O brasileiro morto no México, Dealberto Jorge Silva Júnior, segundo a polícia, caiu do terceiro andar de um prédio, sob efeito de drogas. Já Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser julgado e condenado por tráfico internacional.

O governo brasileiro tentou por diversas vezes impedir a execução de Marco, mas não obteve êxito. Porém o que foi feito para evitar a de Dealberto? Não sabemos.


O caso da Indonésia vai dar ainda muita repercussão, pois era morte anunciada de um brasileiro pego em flagrante com drogas escondidas, a saber, 13 quilos de cocaína. O caso do México não. Infelizmente será apenas mais um viciado que, por uma fatalidade, perdeu a vida sob o efeito do narcótico.


Sou contra a pena de morte. Seres humanos cometem muitos erros. Inclusive em julgamentos. Uma condenação como essa não pode ser reparada, se porventura um dia se descobrir que o condenado era inocente ou que não deveria receber esta pena. Porém devemos lembrar que tráfico de drogas é crime em qualquer país decente.

Porque Marco Archer morreu? Por causa de uma lei severa em um país que não tolera o tráfico, certo? Não. Morreu porque cometeu um crime hediondo num país que não o tolera e aplica punição severa.

Por que Dealberto morreu? Por causa de traficantes, que querem dinheiro e poder e, para conseguir, usam Marcos e outros como mulas ou iscas para destruir as vidas de jovens como este e suas famílias.

"A droga tirou a pessoa que eu mais amava no mundo", disse o irmão de Dealberto, Fernando Luís da Silva.  Acredito que a família de Marco Archer pense — e sofra — da mesma maneira. 

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário